Gifs animados

Qual a diferença entre nutricionista, nutrólogo e endocrinologista?*

Muitas pessoas confundem o nutricionista com médicos (endocrinologistas e nutrólogos). A diferença básica é que só o nutricionista pode passar dietas para o paciente. Os médicos não podem passar dietas, mas podem passar medicamentos e dar orientações sobre alimentação balanceada. Leia abaixo o que cada um faz:

• Nutricionista: é o profissional que cursou por cerca de 4 a 5 anos a faculdade de nutrição e que segundo a legislação é o único profissional a prescrever dietas, pois dentre estes 4 a 5 anos dedicou seus estudos apenas à alimentação humana, isso sem contar as possíveis especializações feitas após a graduação. O nutricionista após avaliação nutricional e diagnóstico clínico, prescreve um tratamento dietoterápico (cardápio e determinadas condutas de acordo com o objetivo), e se precisar lança mão também de suplementos e fitoterápicos. O nutricionista não pode prescrever medicações e nem solicitar internações.

• Nutrólogo: é um médico que fez uma especialização em nutrição (pós, mestrado) e após uma prova específica, recebeu a obtenção do título. Ele possui maior conhecimento de nutrição do que outros médicos, e é capaz de avaliar carências de nutrientes no organismo, além de tratar obesidade e infecções gastrintestinais. Como qualquer médico, pode prescrever medicamentos e dar orientações nutricionais (orientação é diferente de prescrição de dietas). Nenhum médico (nem mesmo o nutrólogo) está legalmente habilitado a prescrever dietas. O nutrólogo se diferencia mesmo do nutricionista no fato de poder prescrever medicamentos e de somente poder dar orientações alimentares gerais, como por exemplo: comer mais frutas, mas sem poder dizer o quanto de fruta aquela pessoa deve ingerir por dia. Já o nutricionista está capacitado para calcular e dizer o que e quanto aquele indivíduo pode comer.

• Endocrinologista: é um médico especialista em endocrinologia que tem como principal função, estudar o funcionamento dos hormônios no organismo humano. As principais áreas de atuação do endocrinologista são: o tratamento de diabetes, obesidade e alterações hormonais em geral (desordens da glândula tireóide, alterações do ciclo menstrual e outras doenças relacionadas à deficiência ou ao excesso de hormônios). Ele não está habilitado a prescrever dietas e assim como o nutrólogo, pode dar orientações alimentares gerais, sem especificações individualizadas e pode prescrever medicamentos.

Enfim, se deseja obter uma reeducação alimentar e uma dieta personalizada (individual) para seus objetivos (como emagrecer, ganhar peso...), o nutricionista é o profissional que deverá ser procurado. Nunca faça dieta por conta própria: não prejudique sua saúde.

 

FONTES:

Fontes de consulta: CFN (CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS ) E ABRAN (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NUTROLOGIA). Informações retiradas do site de Educação Física. Disponível em: http://www.educacaofisica.com.br/colunas_mostra_artigo.asp?id=657