Gifs animados

Noni: frutinha famosa, mas perigosa!!!1

O Noni (Morinda citrifolia) é um arbusto originário do Sudeste da Ásia, onde é usado na medicina popular para tratar diversas enfermidades. Nas últimas décadas, cresceu o interesse comercial por produtos feitos com a fruta, principalmente o suco.

Parece um produto milagroso! Promete tratar e até curar doenças diversas, como diabetes, pressão alta, colesterol alto, artrose, artrite, problemas cardíacos e por aí vai. Até no tratamento do câncer a tal fruta pode agir, segundo os diversos sites sobre a tal frutinha. É o que se encontra em simples pesquisas pelo Google.

Apesar de terem vários estudos sobre o uso da fruta em relação aos possíveis efeitos farmacológicos e terapêuticos, a quantidade de pesquisas sobre a segurança da mesma é limitada (ou seja, poucos avaliam se são produtos seguros).

A ANVISA avaliou vários produtos contendo noni e os estudos toxicológicos foram considerados insuficientes para comprovar a segurança deles e a maioria foi feita com roedores. Porém, estudos com animais ajudam a prever (e bastante) efeitos adversos em pessoas: estudos de toxicidade crônica feitos em espécies roedoras prevêem em torno de 43% dos efeitos adversos em humanos. Estudos somente com espécies não-roedoras prevêem 63% dos efeitos adversos em humanos e os estudos utilizando tanto roedores quanto não-roedores são capazes de predizer 71% desses efeitos adversos. Um estudo com ratas grávidas, por exemplo, mostrou efeitos negativos na gestação ao usar o extrato seco de noni.

Seres humanos também participaram de experiências. Efeitos sérios foram encontrados: elevação de enzimas do fígado, alterações no movimento intestinal, aumento de colesterol total e LDL (colesterol ruim). Várias revistas científicas sugerem que o suco de noni estava associado a casos de hepatotoxicidade.

O noni pode ser realmente tóxico ao fígado. Nos estudos, as pessoas tiveram alterações hepáticas após ingerir o suco dessa fruta. Após parar o consumo do suco, os problemas desapareceram. Tudo indica que a fruta possa causar muitos danos hepáticos e outros danos ainda não relatados pela comunidade científica.

ALERTA DA ANVISA: As evidências científicas avaliadas até o momento não comprovam a segurança dos produtos contendo Morinda citrifolia para uso como alimento. Portanto o comércio do noni está proibido no Brasil.

Se você achar a fruta ou produto feito com ela, denuncie! Saúde é tudo e não dá para arriscar sem ter comprovação séria dos efeitos colaterais e ações dos alimentos. É milagroso de mais para ser verdade (tratamento e/ou cura de várias doenças)!!!

 

FONTE:

1 - ANVISA- Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Esclarecimentos sobre as avaliações de segurança realizadas de produtos contendo Morinda Citrifolia, também conhecida como Noni. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/wps/content/anvisa+portal/anvisa/informes+tecnicos/menu+-+alertas+e+informes/informes+tecnicos/informes+tecnicos+anuais/2007+informes+tecnico/200105291100