Gifs animados

A importância da dieta feita por nutricionista em consultório:

Um dos motivos que impedem o nutricionista de passar dietas pela internet, é o código de ética da profissão. Esse tipo de atitude é antiética e ilegal. Fazer diagnóstico de doenças e recomendar suplementos nutricionais pela internet também é considerado crime. O profissional que faz isso pode e deve ser punido, pois, afinal de contas, o que está em jogo é a saúde de quem irá seguir essas dietas e recomendações. Ou seja, não podemos fazer nada sem avaliarmos de perto o paciente (em consultório ou domicílio).

Calcular um cardápio não é tão simples como parece (não é só usar uma fórmula, como vejo em muitos sites). A dieta só pode ser feita em consultório, pois, são  muitos detalhes para avaliar: o nutricionista pesa o paciente e realiza todas as medidas (de altura e de circunferências, como a cintura, o quadril...). Em seguida, faz uma entrevista com ele, a fim de obter e analisar diversas informações, como: o estilo de vida e hábitos alimentares; atividade física praticada; medicamentos em uso; doenças que o paciente possui; doenças na família; preferências, aversões e possíveis alergias a alimentos; idade; objetivos da consulta.... Pela internet não dá  para obter todas os dados necessários  (Não dá para tirar medidas, por ex.).

A melhor dieta é a que foi feita em consultório, pois, a mesma é formulada respeitando todas as características do paciente. O cardápio individual é mais fácil de ser seguido não só durante o tratamento, mas pela vida toda. Assim, dá para alcançar todos os objetivos de forma correta, sem colocar a saúde em risco. Na verdade, não gosto da palavra DIETA: prefiro REEDUCAÇÃO ALIMENTAR (a dieta pode acabar um dia, mas, reeducação alimentar é uma mudança correta que fazemos na alimentação e que dura a vida inteira). 

Enfim: para ter sucesso no alcance dos seus objetivos e ter saúde, a chave é REEDUCAR a ALIMENTAÇÃO para SEMPRE. Procurar um profissional é a melhor maneira de aprender como se alimentar de forma adequada e segura. Nenhuma dieta é igual, pois, as características são individuais na hora de calcular a mesma: peso, idade, altura, atividade física...Então, não adianta seguir a dieta do colega ou pegar os 1001 tipos de dietas espalhados na net (a maioria delas com baixas Calorias)!!! Isso pode levar ao famoso efeito sanfona (emagrece-engorda...) que ocorre muito com quem segue dietas "milagrosas". Leia mais em: Os riscos de dietas seguidas sem orientação nutricional.